logo
Encontrou um site de leilão 
e quer saber se ele é verdadeiro ou falso?

Detectamos 3.557 sites falsos desde Junho de 2020. Não caia em golpes, veja aqui nossas dicas de segurança.

Comissão de leiloeiro público deve ser fixada, no mínimo, em 5% sobre os bens arrematados

  • Categoria: Notícia
  • 26 de Julho de 2023
  • Supremo Tribunal de Justiça STJ
Embora o Código de Processo Civil apenas garanta ao leiloeiro o direito de receber comissão, sem estabelecer o percentual devido, o Decreto 21.981/1932, que regulamenta a profissão, fixa o patamar mínimo em 5% sobre quaisquer bens arrematados.

Ministra Isabel Gallotti, relatora do casoRafael Luz/STJ
Assim, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça determinou a complementação do pagamento devido a um leiloeiro, até o mínimo legal.

O Tribunal de Justiça de São Paulo havia reduzido a comissão do leiloeiro de 5% para 2%. Os desembargadores entenderam que o CPC não estipula piso ou teto para tal remuneração nos leilões judiciais.

O decreto de 1932 diz que "os compradores pagarão obrigatoriamente 5% sobre quaisquer bens arrematados". A ministra relatora, Isabel Gallotti, explicou que, conforme precedente do STJ, a expressão "obrigatoriamente" revela a intenção de se estabelecer um valor mínimo.

A magistrada também lembrou da Resolução 236/2016 do Conselho Nacional de Justiça, que garante ao leiloeiro público o mínimo de 5% sobre o valor da arrematação, além do ressarcimento das despesas comprovadas com remoção, guarda e conservação dos bens. Ela destacou a "competência privativa do CNJ para regulamentar a matéria". Com informações da assessoria de imprensa do STJ.